OASSEH-DF convida os Presidentes de Associações e Entidades Habitacionais para apresentação do Empreendimento Ribeirão – Santa Maria (DF)

2
1135

Na noite do dia 17.09.2015,  a OASSEH-DF se reuniu com diversos Presidentes de Associações e demais Entidades do segmento de habitação do DF, no Auditório da Administração Regional do Guará, de 19:00 as 22:00 hs, para apresentar o andamento do Empreendimento Residencial Ribeirão – Santa Maria (DF), como o maior projeto de moradia particular e popular MCMV, coordenado pela Organização,  em parceria com o Governo de Brasília, notadamente a CODHAB.

O Diretor Executivo José Paulino (Zé Neto) deus as boas vindas, falou do desafio da implantação de um projeto residencial dessa envergadura no DF, mas está confiante no seu sucesso, dado o engajamento e integração das entidades no processo. A OASSEH está de “braços abertos” para tocar o empreendimento contando com o empenho e interesse de todas as Associações e Entidades Habitacionais do DF, frisou Zé Neto.

Explanou também as últimas ações que a OASSEH empreendeu  desde o início do ano para chegar onde chegou, como a compra do terreno, o convênio a ser assinado nos próximos dias com a CODHAB, os projetos urbanísticos em andamento, as parcerias firmadas com grandes investidores de Minas Gerais, e, sobretudo, o contrato a ser firmado com uma das maiores construtoras do país do modelo MCMV que é a EMCCAMP .

Colocou a importância deste marco zero com o engajamento de todos os Presidentes de Entidades Habitacionais em firmar Termo de Parceria com  a OASSEH-DF, que será feita com a maior transparência, dentro de normas e regras públicas acertadas com a CODHAB e que terá como um dos grandes diferenciais o preço das cotas do terreno para cada Entidade, que não ultrapassará 30% do preço do mercado.

Disse que o modelo do Termo de Parceria para aquisição das  cotas do terreno para cada Entidade associada à OASSEH ou cadastrada na CODHAB será explicado a partir da constituição de 10 grupos de trabalho que serão coordenados pelos 10 Diretores da Organização, onde cada Associação ou Entidade e seus associados receberão detalhes do contrato a ser firmado, formas de pagamento de cada cota do terreno, regras jurídicas, formato de financiamento da construção e demais informações.

O Diretor Zé Neto informou também como será o processo de gestão da comercialização dessas cotas para cada Entidade, que será feita com  a constituição de uma empresa SPE – Sociedade de Propósito Específico, em estruturação com os parceiros de Minas Gerais. Essa SPE fará  toda a gestão comercial e financeira de todo o empreendimento construtivo, inclusive os contratos com cada cotista, os quais deverão ser encaminhados pela sua Entidade para serem atendidos na empresa. Todo esse processo será explicado pelos Coordenadores dos 10 Grupos e a sede da SPE deverá ser no Setor Comercial Sul.

Este é o maior empreendimento residencial do país, e será o modelo de referência de construção com a parceria das Associações e Entidades Habitacionais de todo o DF e Entorno, com apoio e sustentação do Governo de Brasília, na gestão do Governador Rodrigo Rollemberg, ressaltou Zé Neto.

Assim, cabe todos nós, representantes do segmento habitacional, sobretudo as Cooperativas, que  muitas vezes são vistas, historicamente no DF, com uma certa desconfiança pelas comunidades carentes, pela sociedade, pelo governo e pelo cidadão do bem, que sonha em ter uma moradia digna e própria, reverter esse quadro, mostrando a todos que é possível, sim, implantar um projeto desse porte com transparência e seriedade. Isso só dependerá da boa vontade, de mobilização,  garra, empenho, responsabilidade e confiança em nossa capacidade, reforçou Zé Neto.

Para finalizar, comunicou que nos próximos dias será publicado o Convênio OASSEH e CODHAB para dar segurança ao empreendimento pelo Governo de Brasília e a inauguração da nova sede da Organização deverá ocorrer até o fim do  mês de setembro, onde haverá uma grande estrutura de atendimento a todas os Presidentes de Associações e Entidades Habitacionais  e demais parceiros, tanto deste empreendimento Ribeirão, como para os demais projetos futuros e outras ações sociais.

Em seguida o Diretor Financeiro Silvio Roberto Sakata, além de parabenizar a todos e apresentar todos os Diretores da OASSEH,  fez uma breve apresentação do histórico do planejamento desenvolvido para o Projeto Residencial Ribeirão, desde a sua concepção, até a captação de recursos financeiros para a compra do terreno para ele se tornar realidade. Destacou a liderança do Diretor Zé Neto que sempre esteve à frente desse projeto e expôs os principais marcos  do cronograma, de onde estávamos, onde estamos e onde pretendemos chegar.

Fez questão de elogiar a grandeza do projeto e o engajamento dos presidentes presentes e demais entidades neste movimento, que é social, e ressaltou que é fundamental que os futuros compradores cotistas do terreno sejam plenamente informados pelas suas cooperativas vinculadas de como será todo o processo de compra, obrigações, adesão, contratação, financiamento, construção, e, sobretudo, formato de pagamentos de cada cota do terreno para que o projeto seja sustentável. O desafio é grande e as parcerias firmadas com os investidores e construtora são os pilares de sustentação do negócio.

A condução do empreendimento, da forma como foi estruturado, necessitará muito da mobilização dos Presidentes das Entidades com seus associados, e, sobretudo a integração com os 10 Grupos constituídos e coordenados pelos Diretores da OASSEH. O sonho pode ser uma realidade, e o momento é de plantar, e quem planta bem, colhe bons frutos, destacou Silvio Sakata. E justamente por isso isso que aceitou o desafio de estar com a Organização e administrar o financeiro do empreendimento, porque acredita no potencial do projeto e na liderança do Diretor Executivo José Neto e toda a Diretoria, comentou.

Por fim, finalizou chamando a atenção para que todos internalizem o entendimento do tamanho e importância de um empreendimento dessa envergadura para a história de Brasília e para os cooperados e associados, como grande oportunidade do marco que a OASSEH-DF, em parceria com o Governo de Brasília, Associações, Cooperativas e Entidades Habitacionais do DF, para “virar a página”.

Durante o encontro, outros Diretores expuseram outras informações sobre o empreendimento e Zé Neto encerrou o evento para parabenizar mais uma vez os Presidentes e agradecer a presença de todos.

2 COMENTÁRIOS

  1. Parabenizo iniciativa que será maior sucesso e acredito que tornará modelo para o País!

Comments are closed.